O que mudou na edição 2022 do Quadrante Mágico para Plataformas de Analytics e Business Intelligence?

O grupo Gartner divulgou no dia 22 de março o seu relatório anual que enquadra as melhores empresas produtoras de plataformas de Analytics e Business Intelligence em seus quatro quadrantes.

Os quadrantes organizam as corporações em Líderes, Visionárias, Players de Nicho e Desafiadoras, de acordo com 12 capacidades críticas: segurança, governança, habilitação para nuvem, conectividade, preparação de dados, catálogo, automação de insights, visualização de dados, querys com linguagem natural, storytelling, geração de linguagem natural e produção de relatórios.

Quadrante Mágico de Gartner para Plataformas Analytics e Business Intelligence 2022

 

Em relação ao relatório do ano passado não há diferenças tão bruscas, foram adicionados os fornecedores Incorta, Tellius e Zoho, sendo os dois primeiros no quadrante Players de Nicho e o último no quadrante Visionários. Na outra ponta, as fornecedores que temporariamente deram adeus à lista foram Board, Infor e Information Builders, que foi adquirido pela TIBCO Software.

No campo dos líderes seguem firme e forte a Microsoft, Salesforce (Tableau) e Qlik. No caso da Microsoft o Power BI ganhou muitos pontos por seu alinhamento com o Office 365 e conectividade com os outros produtos da empresa, assim como o novo recurso de metas também foi citado no relatório, a visão da Microsoft é tornar o Power BI o hub de dados e análises de uma organização. O Tableau ganhou foco com a sua integração com o Slack e com o seu produto Tableau CRM, que anteriormente era conhecido por Einstein Analytics. Por fim, a Qlik teve como destaque as aquisições do NodeGraph e o Big Squid, aumentando o seu portfólio de opções.

O quadrante dos desafiadores, agora conta com apenas dois fornecedores, Google e o Domo, já que o Microstrategy agora figura no quadrante dos players de nicho. O destaque neste caso é a absorção do Google Data Studio pelo Looker com planos de integrar a experiência do usuário em ambos os produtos.

No total há 20 fornecedores listados neste icônico relatório, ou seja, são muitas opções para que as organizações e seus desenvolvedores possam optar por aquela que combina mais com o seu tipo de negócio. Atualmente as plataformas de análise e BI são fundamentais para organizações e filosofia Data Driven, viabilizando o planejamento e implementação de fluxos de dados incluindo conexão fácil com diversos tipos de produtos, além da facilidade de fazer tudo isso com pouco código e, por fim, servir ecossistemas de nuvem e on-premise.

Você pode acessar o relatório completo em https://www.gartner.com/doc/reprints?id=1-292LEME3&ct=220209&st=sb

Anderson Nascimento

Mestre em Sistemas de Informação, Professor Universitário e Consultor em Business Intelligence.

Deixe uma resposta